quarta-feira, 13 de abril de 2011

Festas Inteligentes

Em dezembro de 2010 conversando com amigos do centro acadêmico da Psicologia da UFRGS, no Sítio da Amizade, surgiu a ideia de criarmos um núcleo de pesquisação sobre o tema Festas Inteligentes.
Agora o grupo está iniciando com integrantes do Centro Acadêmico da Psicologia da UFRGS que em breve será integrado ao IA/UFRGS.

Uma das primeiras relações de modelos de festas inteligentes está abaixo:

 fEstA dA bIODiverSIDdade acontece em PoA desde 2007:

tem fotos aqui:

Essa festa chama a atenção  e tenta promover a Biodiversidade abrindo bancas que podem ser alugadas por qualquer pessoa que queira expor seu trampo, sua proposta interativa ou seu meio de comunicação (como uma rádio poste por exemplo) pra fazer uma festa auto-gestionada, inteligente e participativa em local público, no caso o Largo do mercado público...


Já na CEU/UFRGS rolou a festa Pirateada que foi um manifesto criativo contra as "festas palhas" que só tocam jabá:
Foi uma ação pró-cultura para melhoria de repertório musical em festas na CEU e estratégia de comunicação pra falar do ataque contra a banca de frutas da esquina:
Algumas músicas tocadas na festa pirateada estão no blog para que as pessoas possam estudar e descobrir mais sons das bandas selecionadas a partir de pesquisas no youtube.
Além disso tem um tutorial estimulando o P2P:
Para que as pessoas troquem seus acervos e assim fomentem um enriquecimento cultural e político via web.


Na Comunidade Autônoma Utopia e Luta rolou a "Outra Festa":
Festa auto gestionada por movimentos e coletivos de PoA como manifesto pacífico relacionado a algumas badeiras, tais como: o impacto da COPA nas comunidades pobres, a diversidade e valorização do povo negro, a economia solidária, a educação pública e de qualidade e a liberdade de expressão, entre outras...

Outros exemplos são a Festa da Jussara e as Festas do Casarinho que não participei e não achei dados na web ainda mas são festas que promovem a preservação do palmito que está em extinção trocando o consumo do caule da planta onde está o palmito e consumindo então a parte da planta que fica perto das folhas onde tem uma polpa roxa quase igual ao açaí, tendo no sabor quando na aparência sendo consumido então como o Açaí Jussara, intensamente nutritivo.

As festas do Casarinho são feitas pela mesma galera que promove o uso do Açaí Jussara e o Casarinho é uma cooperativa que envolve várias paradas como gestão de uma casa, de uma rede de alimentação a base de agricultura familiar e festas roots...


Na sequência vou publicar um projeto que no fim não rolou de festa educativa relacionada à redução de danos em Ocupações.

Continua em um próximo post...

liss



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares