terça-feira, 12 de outubro de 2010

A Fotografia como tecnologia social é tema dos SEM TERRINHAS

12.10.10
Dia da Criança
...::::Leonardo Melgarejo:::...:::agência celeuma imagem:::....



O Dia da Criança de 2010 começou cedo, logo às 5h40 da matina já estávamos no alto do Morro Santa Tereza curtindo o sol despontar. Iluminando aos poucos as flores que surgiram com a primavera nos campos altos de Porto Alegre.
Sem Terrinhas e
os Sem Morrinhos

Havia poucas horas para deixar pronta a estrutura planejada para a recepção dos centenas de Sem Terrinha que visitariam as vielas do Morro, nesta data querida, para conhecer seu companheirinhos da cidade, que compartilham mobilizações e lutas por direitos tão óbvios, mas quase sempre desprezados.


...::::Fotos Eduardo Seidl:::...:::agência celeuma imagem:::....











O Morro Santa Tereza foi escolhido para esta visita por ser objeto de um destacado capítulo da história do estado neste ano. Este governo que finda, tentou vendê-lo, mas as milhares de famílias que ali vivem não deixaram, protagonizando um lindo exemplo de coletivismo, solidariedade e autonomia comunitária. Defenderam suas histórias de vida com força de gigantes.
Gigantes? Bueno. A relíquia desta área, a vista privilegiada que envolve o Guaíba, ilhas, os morros do sul da cidade, centro da capital com os tradicionais contornos do Gasômetro, Centro Administrativo, Catedral, é a principal riqueza especulada pelas construtoras.
Sendo assim, após algumas conversas com o Movimento, decidimos que seria uma boa ocasião de construir uma câmera fotográfica gigante. Para mostrar aos pequenos visitantes e marcar aos locais o valor desta vista de forma impactante. Uma câmera do tamanho da importância pessoas.









Esta pinhole gigante também tem a função didática de iniciar esta criançada no envolvimento com a fotografia. Ferramenta fundamental para atores de lutas importantíssimas para o país. A fotografia como marco de memória para estas gerações.
A câmera pinhole consiste em uma câmara escura, dotada de um orifício em uma das faces, que permite que os raios de luz entrem e se projetem na face oposta, mostrando o ambiente externo desta câmara.
Alguns perguntavam: - Por que a imagem está de cabeça para baixo? A luz só se propaga em linha reta, não faz curva. Sendo assim, o raio de luz que vem do céu, passa pelo orifício e marca a parte inferior do painel. O raio de luz que sai do chão, próximo a camera, passa pelo orifício no centro da face desta "caixa" marcando a parte superior do painel.
Outros se atravessavam: - Onde está o filme fotográfico? Esta é uma segunda fase. A fotografia acontece simplesmente com este simples mecanismo. O filme ou outra superfície sensível serve para perpetuar aquele fenômeno físico da luz. É um complemento, para podermos admirar a fotografia fora da câmara escura.






O encontro dos Sem Terrinhas com os Sem Morrinhos encerrou com uma caminhada descendo a Vila Ecológica, em direção aos ônibus, que os levariam a continuidade da programação. Amanhã tem mais. O centro de Porto Alegre estará tomado, todos escutarão os gritos de bravura destes pequenos gigantes.

mandado publicar por aGÊNcia ceLEUma imAGEm as 05:58 pm
permita-nos saber o que pensa  

Fotografia Sem Terrinha

...::::Leonardo Melgarejo:::...:::agência celeuma imagem:::....

Leonardo Melgarejo, fotógrafo de longa data das atividades dos Sem Terrinha, entre outras mobilizações do Movimento, envia imagens fantásticas da manhã desta terça-feira, que não podiam ficar de fora. Melgarejo esteve desde o início da caminhada do Dia das Crianças no Morro Santa Tereza. Olhar exclusivo de detalhes da gurizada, trejeitos e cenas típicas. Coisa de quem tem afinidade.















...::::Leonardo Melgarejo:::...:::agência celeuma imagem:::....



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares