sábado, 17 de julho de 2010

Atelier Livre no fils 11 é o canal!


Atelier Apresentação
O Atelier Livre é uma iniciativa que tem como inspiração a metareciclagem, as olimpíadas de robótica livre, a arte&tecnologia, a prototipação, o remix, a cultura hacker e, é claro, o software livre.
Pensamos na tecnologia como algo a ser explorado e desmistificado, onde todos possam entendê-la o suficiente para criar seus próprios artefatos. Há décadas especialistas tem nos feito acreditar que a tecnologia é como uma caixa preta e buscamos reverter esse quadro.
Atelier Livre tem por objetivo ser um espaço para reunir as tribos da cultura digital livre, realizando hacking de cacarecos, culto à gambiarra, jams, improvisação, oficinagem. Arte +- tecnologia. É um espaço para as pessoas se encontrarem e criarem coisas, produzirem músicas, vídeos, teatro, performances. Vamos trocar experiências, fazer algumas coisas juntos, eu proponho isso e você aquilo, a gente coloca na roda e compartilha.
Bricolagem e Andróides com Defeito de Fabricação
Tecnologia, arte e política são esferas da atividade humana com um grande potencial de se influenciarem reciprocamente, mas tipicamente tanto o meio acadêmico quanto o corporativo dificultam esta aproximação.
Quando a fronteira entre tecnologia, arte e política passa a ficar borrada, temos um efeito muito interessante, uma outra forma de produção técnica bastante diferente da engenharia. É a bricolagem. O Do It Yourself.
A bricolagem está relacionado à modos diferenciados de produção, baseados no improviso e na utilização criativa dos recursos que estão disponíveis. Ela pode ser vista como o oposto da produção em massa iniciada pelo capitalismo, onde o que prevalece é a padronização.
Fomos programados para o trabalho, para a padronização, mas como já disse Tom Zé, somos andróides com defeitos de fabricação: estamos revelando alguns "defeitos" inatos, como criar, pensar, dançar, sonhar; defeitos muito perigosos para o Patrão Primeiro Mundo.
Como Participar
O Atelier Livre é de livre acesso ao público do FISL11. Não há necessidade de inscrições. Basta juntar-se a nós! Oficinas relâmpago serão propostas, áudio e vídeo serão produzidos durante o evento, artefatos eletrônicos/tecnológicos/robóticos serão (des)construídos, ideias serão trocadas, não por nós, mas por todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares