sexta-feira, 23 de julho de 2010

Diálogo do Barcamp de Educação Popular no fisl 11:

Temas insurgentes no barcamp:

 -  A fotografia como tecnologia social.
 - A história não está mais só nos livros didáticos, está na internet e nos nossos blogs.
 -  Ferramentas e suas esferas de liberdade.

Participantes do Barcamp
[Por que se está usando blogspot uma ferramenta que não libera o código e se apropriada de conteúdos públicos?]
O único motivo é a liberdade de postagem livre (sem senha) feita por mail.
Quando essa função for encontrada num projeto livre vamos migrar o barcampartelivre




Se o uso de tecnologias não é uma necessidade pode virar consumo pelo consumo 
uso guiado por demandas atinguem que esferas de liberdade?

A educação é direcionada apartir de demandas

Na educação formal as demandas são muito artificiais. Na educação popular não podemos ser radicais com os ideiais se impedir a realização da demanda.

A demanda na educação popular é subjetiva, pessoal, coletiva, real opcional e ligada a vida do educando.

A demanda da educação formal é a prova do vestibular ou a não repetencia ou ainda a formação de operários para o mercado.

A web é um espaço de educação. Que demandas guiam o uso da web hj?

Fomos acustumados a não atuar, não aprendemos a ser cidadãos. 

Cidadania hj é um conceito em revolução.


O uso dos espaços deve ser coletivo e não ficar na mão de um engenheiro ou um tech por exemplo, precisamos de espaços públicos na web pensados e geridos horizontalmente.


Esse blog do barcamp se propõe como um espaço público.


A liberdade da comunicação sem burocracia como estímulo a colaboração, o diálogo construtivo e a participação web-cidadã. Isso também democratiza a construção da história.


A tecnologia em si não é o centro da questão, antes as pessoas, a vida e a cidadania.




Tecnologia X Contexto

Tecnologia massificadora
o telecentro massifica a inclusão digital
Como alternativa pensar uma reciclagem dos conceitos: "apropriação tecnológica" e "inclusão digital":

Pró-Apreciação comunitária de tecnologia social


Tudo se resume em ganhar dinheiro?

Educação tem que ser massificadora?
Educação x Educação Popular
Qual a diferença?
O sujeito na escola não é ouvido!
Educação popular é diálogo construtivo como metodologia.
Na web o diálogo se dá como pergunta e resposta multimídia: o mixload
Upload/download
Mixload = diálogo


Este texto do Barcamp foi construido colaborativamente em tempo real

Nas escolas pode-se ter um laboratório com alta tecnologia mas isso não quer dizer muito se não tiver uma dinâmica do uso desse laboratório.
Nas escolas públicas é inviável centrar a educação no uso do laboratório ou na cópia e memorização de conteúdos do vestibular.
Conteúdo e metodologias precisam ser revistos na educação formal...
É interessante pensar a relação das mídias como fotografia, ou recorte de palavras com os conteúdos e metodologias ao invés do acesso livre ou engessado no computador de telecentro como inclusão digital.


Para os recortes de palavras/tags para o jogo Dada Outra Poesia escolhidas pelos/as participantes foram usadas revistas entregues no próprio evento (fisl 11)

Sempre vamos precisar falar em ganhar dinheiro
Mas a forma de ganhar dinheiro é uma questão
A colaboração é uma prática que pode desenvolver a compreensão de sustentabilidade coletiva



Recorte do jogo Dada Outra Poesia:

QUEM TE CALAS?

Quem cala o professor?







As vezes o estudante sabe mais que o professor, é muito dificil o professor escutar o estudante ou outro professor.
Como se dá a troca ensino/aprendizagem hoje?


O fisl é um mega evento,
Legal fazermos eventos locais pra desenvolvermos melhor as questões de educação.
Criar pequenas comunidades que abordem demandas e se comunicam por ações interdisciplinares.

O MinC agitou um pouco o lado da educação popular fomentando a cultura livre.
A produção multimídia como ação de fortalecimento da base.
Construção da história da base pela base.
Resgate da ética pela promoção da filosofia do Movimento Software Livre.
Os grios reconhecidos em todo o Brasil são uma escola popular em movimento.
O que está sendo feito é de extrema beleza no Brasil nessa área na cultura digital. Cultura digital é um movimento popular brasileiro de fato.

Existe na Bahia um ponto formado por uma banda que usou sua própria casa como extrutura.

Vânia Pierozan Educadora do curso de Web Arte do Brava Gente
Movimento Software Livre é um movimento social
O curso de web arte no Brava Gente não é só técnico
O fim não é só o produto mas o processo
Educação na prática é muito complexo por que é uma questão de poder.



Implementador GESAC conta que quando tem férias vai até o ponto para fazer oficinas pois durante o ano não tem instrutor.
O ponto faz fila no telecentro pois conta com apenas 5 computadores.
"Faço um curso de Mídias digitais na PUC e na própria universidade não contamos com o acesso a internet."

Isso é uma questão de poder
Por que nos preocupamos com o analfabetismo, a acessibilidade, com a inclusão digital e a má distribuição de renda no país?
Nós nos preocupamos com o analfabeto, por que?
Quem não tem fala e quem não escreve tem uma desvantagem.
Quem não fala, não escreve, se comunica de outra forma.
Pois quem tem acesso a esse espaço que é a internet tem um poder que o primeiro não tem.
A escrita é uma ferramenta de poder, um computador conectado é uma ferramenta de poder.





São muitas esferas de poder e muitas esferas da desvantagem de poder. Com qual nos preocupamos, e como agimos em relação a essas desvantagens?
Quem não é cego, surdo, pobre, analfabeto se relaciona e se adapta a sociedade de forma mais confortável.
A ideologia do consumo pelo consumo é uma estrutura de opressão e a publicidade um aparato central de manipulação.
Precisamos reciclar esse espaço da publicidade como o espaço público, de comunicação comunitária e cidadã. Ocupar o espaço público que foi publicizado pela industria.
Quem fala mais alto?
O CONSUMO OU A CIDADANIA?
QUAL É O ESPAÇO DA CIDADANIA?
Ainda não temos autonomia de ignorar a propaganda mas precisamos utilizar esses espaços para promover cidadania.

Mimosa do Pontinho Curiosa´Idade presente no Barcamp da Educação Popular

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Comecei uma pós em EAD e desisti pois tinha que usar windows pois EAD da faculdade só funcionava no internet explorer.
Os professores das escolas publicas de Ivoti estão usando softwares livres com sucesso
Depois que migramos não temos mais virus
Atualização é mais rápida
Os estudantes tem autonomia de escolher a distribuição que preferem usar...





Ouve alguma mudança nos conteúdos das aulas depois da migração para SL?
O uso de softwares livres muda o conteúdo das aulas que utlizam ferramestas digitais?


A tecnologia em si não é educativa, então a forma como a tecnologia é usada é mais importante.
Metodogias de uso das tecnologias
Que programas estão tratando as maneiras de uso das tecnologias disponíveis?

IDEIA é um projeto de educação transformadora
Gama do projeto Puraquê em Santarem/PA, implementador GESAC.

"Oi, sou Gama baseado no Pará.
Faço parte de um coletivo que chama Puraquê
Em Santarem tivemos um desafio de fazer funcionar algumas máquinas com um grupo que se tornou vários grupos e outros laboratórios;
Nessa história começamos a gerar uma série de atividades ligadas a cultura digital que falam sobre a questão do Negro, respeito ao próximo, colaboração, a sabedoria dos grios. A história do bairro é um assunto trabalhado nesses espaços.
Nossas escolas não proporcionam questionamentos e reflexões ligados a realidade.

Ecologia virtual é um nicho complexo.
Os valores direcionam o uso da tecnologia, então isso vem antes da tecnologia em si.

O Ministério da Cultura conseguiu promover o uso de ferramentas livres muito mais que o Ministério da Educação.

Mas e o pensamento, culturalmente é livre?
A filosofia do software livre tras uma questão de ética para a educação.
As questões éticas foram excluidas dos espaços públicos.
Leitura do Poema coletivo construído como dinâmica Dada Outra Poesia proposta no encontro:

Circuito Cultural

Brasil
Caminhos
que eu direi
expressão
o viral
Atua cultura?
Ainda não me conhece?
Pra que(m)
Fugir de casa?



outra poesia recombinando as palavras :




Quem te Cala ainda não me conhece? 
Diga-me quem tu és
Presença BRASIL 
é Permitido Permitir
O VIRAL
circuito cultural?

expressão
Pra que(m) fugir de casa?
caminhos que eu direi:

ATUA Cultura!




Comentário sobre a dinâmica Dada Outra Poesia:

"Esses 2 poemas que construímos juntos não têm dono
Isto é uma construção livre de ideias.
Nossa voz somada poeticamente
Um levante de palavras que foram re-combinadas para pensarmos os mesmos conceitos de outra forma.
Essa dinâmica representa o objetivo desse Barcamp sobre educação popular, tecnologia social, software livre e cultura digital."
Temos esse texto e esses poemas como resultado, produto, documentação e parte de um
processo que não termina.
Continuemos desenvolvendo essas ideias junt@s!



Conclusões do diálogo:

- Realmente o afeto é importante
- Ouvir o outro é necessário!
- O diálogo é uma tecnologia social 
- Vamos reciclar o espaço da publicidade como um espaço de comunicação cidadã.


Fotografias por: Elisa Gottfried
Texto coletivo publicado por Ecoaecoa Editora Educadora

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